Os transtornos psicóticos são caracterizados pela ocorrência de pelo menos uma das seguintes anormalidades:
- Delírios
- Alucinações
- Pensamento e/ou discurso desorganizado,
- Funcionamento motor desorganizado ou anormal, o que inclui catatonia e expressão emocional diminuída.
O funcionamento das relações interpessoais, desempenho profissional ou acadêmico e autocuidado podem ser seriamente prejudicados e, caso tal perturbação ocorrer durante infância ou adolescência, a qualidade desses relacionamentos serão ainda mais comprometidas.
Sinais de Esquizofrenia
Os sinais das perturbações acontecem por pelo menos seis meses, sendo que as funções cognitivas também correm risco de serem afetadas. Os pacientes podem apresentar crenças estranhas, mas que não sejam necessariamente expressões de delírio (pensamento mágico) e até mesmo ter experiências perceptivas, como sentir a presença de um ser invisível.
O discurso pode chegar a ser compreensível, mas muitas vezes apresenta-se vago, com comportamento ligeiramente incomum, mas não totalmente desorganizado (falar sozinho, por exemplo).
Pode haver afeto inadequado (rir ou chorar sem estímulo), humor que pode se manifestar como raiva, depressão e ansiedade. Sono alterado (atividade durante a noite e sono excessivo durante o dia).
Falta de interesse por alimentar-se ou, pelo contrário, compulsão por comida. Ansiedade e fobia. Pode haver comportamento agressivo, mas a maioria dos pacientes não demonstra agressividade.