Características
Caracteriza-se por uma perturbação constante e persistente do hábito alimentar que pode resultar no consumo alterado de alimentos que comprometem substancialmente a saúde física e a interação psicossocial.
Anorexia e Bulimia
Entre os transtornos alimentares mais comuns estão Anorexia e Bulimia.
A anorexia caracteriza-se por uma severa restrição na ingestão de calorias necessárias ao corpo de forma que o peso da pessoa vai diminuindo até chegar a um número menor do que o mínimo considerado saudável. A pessoa sente medo exagerado de ganhar peso, mesmo que esteja muito magra.
Há uma perturbação na percepção do peso corporal e/ou aparência. É comum encontrar pacientes com anorexia que apresentam hiperfagia (ingestão excessiva de alimentos), seguida de comportamentos purgativos que podem ser autoinduzidos ou provocados por meio de laxantes, diuréticos ou ação mecânica (dedo/objetos na garganta). Geralmente não percebem que a perda de peso é excessiva e negam o problema.
Já a bulimia é caracterizada por uma ingestão alimentar exagerada e/ou descontrolada em determinado espaço de tempo. Há uma falta de controle sobre ingestão e incapacidade de controlar o comportamento. Para compensar o descontrole na ingestão, a pessoa recorre a ações inapropriadas para impedir o ganho de peso.
Entre essas ações é também comum o recurso do vômito autoinduzido, uso de laxantes ou diuréticos, carga excessiva de exercícios físicos, jejum ou uso de medicamentos para emagrecer. Os episódios de compulsão alimentar e comportamento compensatório inadequado acontecem de forma recorrente.